14 out minha receita de antepasto de berinjela
ingredientes
300g de berinjela
100g de pimentão verde
100g de pimentão amarelo
100g de pimentão vermelho
1 cebola roxa pequena
30g de uvas passas brancas
20g de pimenta biquinho
20g de azeitona verde sem coroço
20g de azeitona preta sem caroço
20g de vinagre balsâmico
150g de azeite de oliva
sal a gosto
jeito de fazer na bimby
- Com a faca, pique a berinjela em pequeninos cubos, fatie as azeitonas e reserve.
- Com a faca, pique os pimentões em tiras grossas e coloque no copo da Bimby e programe 5 seg/vel 4. Retire e reserve.
- No copo coloque 800g de água. Coloque a berinjela, os pimentões picados no acessório Varoma. Programe 25 Min/Varoma/Vel.1
- Retire, coloque em uma travessa, misture com a azeitona e reserve.
- Retire a água do copo e coloque a cebola com 20g de azeite. Programe 4 Seg./Vel.5.
- Agora, para refogar a cebola programe 7 Min/Vel.1
- Na travessa, junte a cebola refogada, a pimenta, o restante do azeite, as passas e o vinagre. Misture e tempere a gosto.
- Se conseguir esperar, deixe na geladeira por 48 horas, em uma vasilha tampada para marinar e apurar o sabor.
- Sirva com pão italiano, carnes ou coma puro.
Karina Batista
Posted at 10:56h, 15 outubroDri, lá em casa todos amam esse antepasto de berinjela. Maria Luiza adora comer com torradinhas, eu gosto puro mesmo. E quando faço em grande quantidade, consigo até fazer uma torta que fica uma delícia. Mas nunca pensei em colocar pimenta biquinho, vou acrescentar da próxima vez. Beijão e boa semana
Sabor com Letras
Posted at 11:38h, 15 outubroKá, essa pimenta é uma delícia… pois não arde, mas se a Maria Luiza tiver o paladar muito sensível sugiro tirar as sementinhas, pois ela fica ainda mais suave. Beijocas e quando fizer me conte.
Cristiane
Posted at 16:29h, 15 outubroOlá, apesar de eu conhecer uma outra versão desta receita, gostaria de conhecer a maneira “tradicional” de fazê-la. É possível? Obrigada!
Sabor com Letras
Posted at 19:48h, 15 outubroCris,na verdade essa receita neste formato nunca experimentei sem a Bimby, mas a referência é sempre picar todos os ingredientes em pequenos cubos e no caso da berinjela é deixar que ela solte aquela água escura. Para isso há várias indicações como colocar de molho na água do sal e depois escorrer… tem gente que coloca na panela de pressão. Eu sempre comprei esse antepasto pronto, pois achava muito trabalhoso fazer em casa. Agora com a máquina resolvei arriscar preparar e aí fui lendo algumas receitas e criei essa já que não encontrei nenhuma receita feita na Bimby na web. Achei o resultado super bom, ficou melhor que o antepasto que comprava pronto, pois o cozimento no vapor preserva muito o sabor dos alimentos
Mané
Posted at 18:03h, 15 outubroOi Adriana 🙂
Estás mesmo fã da Bimby (a Cristiane ficou 🙁 e eu também)
Mas que está bonito sem dúvida que está
Sabor com Letras
Posted at 19:52h, 15 outubroMané, estou mesmo. Virei a Maria das compotas… fiquei tão encantada de poder fazer geleias com pouco esforço… que vou dar de presente aos meus afetos… laranja com gengibre, geleia de pimenta, manga com pimenta rosa, morango com vinagre balsâmico… o que a imaginação permitir. Ganhei no dia das crianças uma sorveteira e agora serei a Dona do Sorvete..rs… Uso a máquina todos os dias… adoro cozinhar legumes no vapor, peixe… acho que o sabor fica muito preservado. Beijinhos.
Maria Santarino Martins
Posted at 16:54h, 25 outubroAdriana, adorei esta sua receita. Tenho a Bimby ha 3 anos e so agora a comecei a explorar a serio, acredita?
Vou experimentar esta sua delicia. Obrigada pela partilha.
Um beijinho
Maria