Sabor com Letras | Um bolinho para o Seu Ernesto
15862
single,single-post,postid-15862,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive
 

Um bolinho para o Seu Ernesto

DSC_0245

01 nov Um bolinho para o Seu Ernesto

Seu Ernesto é o avô de Silvana, minha amiga e irmã de alma. Cuida da horta como quem cuida de netos. A salsa, a couve-manteiga e a cebolinha agradecem o zelo dispensado diariamente e crescem de modo destemido. Mais atenção que a horta, recebem as galinhas. Essas circulam felizes pelo quintal  e de vez em quando,  ele amorosamente manda alguns ovos aqui pra casa. Eles são lindos, possuem tonalidade e tamanhos diferenciados e uma gema muito, muito laranja. Nada que lembre a monotonia e padrão dos ovos de granja presente nos supermercados.

DSC_0238

 

Há alguns meses, ele teve uns probleminhas de saúde e teve que ficar internado, longe de suas verduras e galinhas. Um tristeza só, mesmo assim chegaram as minhas mãos uma caixinha recheada dos ovos caipiras do Seu Ernesto. Não pensei duas vezes, fui ao blog Sabores de Canela em busca de uma receita bem especial e encontrei um bolo de limão com semente de papoula. Abri mão do limão e da semente de papoula que não tinha em casa. No lugar coloquei o sumo de laranja e cranberry. A combinação ficou perfeita.

Contente com o resultado, no dia em que fui visitá-lo no hospital, contei sobre o sabor e textura da massa do bolo que fiz com os ovos que ele havia me presenteado. Ele com um jeito travesso perguntou: ” Ficou bom mesmo? Cadê meu pedaço?” Rimos juntos, pois ele estava com uma dieta extremamente restritiva e não poderia comer. Saí de lá com a promessa que assim que ele ficasse bom e mandasse mais ovos eu faria o bolo para ele experimentar.

Promessa feita, promessa cumprida. Ele ficou bem, voltou a cuidar das galinhas, e eu ao receber mais uma leva dos ovos fui logo para cozinha preparar um bolinho para o Seu Ernesto.

DSC_0250

Ingredientes
6 ovos de galinhas felizes (gemas e claras separadas)
360g de farinha de trigo
250g de açúcar
200g manteiga
150g de iogurte grego
Sumo de 1 laranja (100g)
Raspas de 1 laranja
1 colher de chá de essência de baunilha
100g de cranberry em pedacinhos

jeito de fazer

Ligue o forno a 180ºC.

Unte a forma e polvilhe com farinha.
Coloque a manteiga e o açúcar na vasilha da batedeira fixa e misture em velocidade média. Adicione as gemas e o iogurte continue a bater, depois as raspas e o sumo da laranja e a essência de baunilha.

Junte a farinha, o fermento em pó e o cranberry em velocidade baixa.

Bata as claras em ponto de neve e incorpore-as na massa. Coloque na forma e leve ao forno por 40 minutos ou até ficar dourado.

Quer conhecer a receita de Helena, vai lá no blog: Bolo de limão, iogurte grego e semente de papoila

1Comment
  • Helena
    Posted at 21:56h, 01 novembro Responder

    Amiga Adriana
    Não duvido nem um pouco da delícia criada com tanto carinho.
    Desejo que o sr Ernesto tenha sempre saúde para cuidar da sua horta e galinhas. Quem sabe um dia lhe levo as sementes de papoula….
    Beijo grande

Post A Comment