Sabor com Letras | seu zé dos ovos
154
post-template-default,single,single-post,postid-154,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-7.6.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.6.2,vc_responsive
 

seu zé dos ovos

09 maio seu zé dos ovos

Jeito sereno, corpo espigado, calça de tergal e camisa social. Não saía de casa para vender ovos, vestia-se de acordo com a ocasião: fazer visitas. Os olhos azuis refletiam um desejo não realizado de ser pai. Vontade de alguém para continuar algo de si.

Trazia a cada quinze dias boa prosa,  uma cesta recheada de ovos e na alma disposição para a bondade. Sentado de cócoras ascendia um cigarro de palha. O café era servido em um copo americano, seu Zé tomava com a paciência presente nos velhos.

Os ovos colocados com desvelo no meio da palha não precisavam ser escolhidos.  Lindos, não lembravam em nada a monotonia dos ovos de granja.

O resultado da visita era deliciado no gosto de gemadas,  ovos quentes com a gema bem molinha, bolos e doces. Tudo ganhava sabor com os ovos do seu Zé.

Não me lembro bem, mas acho que as visitas começaram a ficar espaçadas e o seu Zé sumiu. Aparece de vez em quando, nostalgicamente, embalando minhas receitas com ovos de granja. Esses são comprados nos supermercados, vêm disfarçados, em tom amarronzado, tentando dizer ao meu inconsciente que são caipiras, tal qual aos do Seu Zé dos Ovos.

4 Comments
  • Maria
    Posted at 10:50h, 10 maio Responder

    Retrato de uma personagem que me transporta ao campo, às searas de trigo, à casa da aldeia onde se cozia o pão num forno comunitário e no final para aproveitar ainda o calor do forno se coziam tabuleiros de pão de lé e se assavam as primeiras maçãs.
    Beijinho

    • Sabor com Letras
      Posted at 18:13h, 10 maio Responder

      Maria, nossas vidas sempre recheadas de personagens. Alguns marcam tanto que ficam para sempre em nossas memórias afetivas. Abraços, Adriana.

  • Fer Guimaraes Rosa
    Posted at 15:45h, 10 maio Responder

    Adriana, seu blog é muito bacana e diferente! gostei muitíssimo. um beijo.

    • Sabor com Letras
      Posted at 18:14h, 10 maio Responder

      Oi, Fer. Fiquei imensamente feliz por ter gostado. Volte mais. Abraços, Adriana.

Post A Comment